Share this post:

A indústria do alojamento local está mais competitiva de dia para dia, o que significa que, a menos que sua propriedade seja única ou esteja numa localização priviliegiada, será difícil convencer os hóspedes a ficar no seu apartamento. A boa notícia é que há pequenas coisas que pode fazer para se diferenciar da concorrência e motivar os hóspedes a reservar consigo.

Então, o que pode fazer para se destacar da concorrência?

Recolha no aeroporto:
Recolher os hóspedes no aeroporto pode ajudá-los a não ter de navegar os transportes públicos com as malas atrás

Recolher os hóspedes no aeroporto pode ajudá-los a não ter de navegar os transportes públicos com as malas atrás

Os turistas muitas vezes escolhem hotéis que oferecem uma recolha gratuita do aeroporto para garantir que sua chegada ao novo destino seja o mais tranquila possível. Esta opção evita o incómodo de ter de navegar os transporte públicos (arrastanto malas pesadas!) até ao apartamento.

 

Alguns anfitriões oferecem-a como parte do pacote, de modo a atrair reservas. Apesar de não haver uma forma oficial de oferecer este serviço no Airbnb – pode comunicar a sua oferta como um serviço gratuito na descrição da sua propriedade, o que vai torná-lo mais atrativo face à concorrência.

 

Claro que é uma opção que só faz sentido oferecer se for rentável para si e se tiver a disponibilidade para completar este serviço – não ofereça por oferecer se não fizer sentido financeiramente – reflicta e faça as contas, se fizer sentido pode realmente ser uma proposta de serviço acrescentado que valorize o seu apartamento.

 

Se oferecer o transporte não for opção para si, não desanime, destacar o seu AL da concorrência não é impossível – há pequenas coisas que pode fazer para se diferenciar e motivar os hóspedes a reservar consigo.

 

Cabaz de boas vindas
Kit de boas-vindas de um anfitirão GuestReady no seu Alojamento Local

Preparar um kit de boas-vindas para os hóspedes é uma das coisas que pode fazer para bem receber os seus hóspedes

A indústria hoteleira conhece bem o poder dos “brindes”. Basta ler os comentários positivos de hotéis bem sucessidos para ver como oferecer aos seus hóspedes pequenos mimos na chegada pode conquistar os sesu corações: “O hotel oferece um belo cesto de boas-vindas com fruta fresca” ou “O hotel oferece uma garrafa de champanhe grátis à chegada!”.

 

Não é preciso muito para montar um cabaz de boas vindas para que os hóspedes se sintam bem recebidos quando chegam. Quer seja uma garrafa de vinho ou amostras de iguarias locais – a visão de um capaz cheio de ofertas vai agradar a qualquer um. Alguns anfitriões mencionam o cabaz de boas-vindas como parte da descrição no anúncio, mas esteja consciente de que, se tudo o que está escrito, está prometido. Há mais pressão para garantir que o cabaz seja impressionante (em vez de surpreendê-los, que é sempre mais fácil uma vez que não há expectativas). Temos um blog útil sobre como criar o melhor cabaz de boas-vindas que vale a pena ler para ter algumas ideias.

 

Passes para as atrações locais
Oferecer um passe diário aos seus hóspedes facilita a estadia na sua cidade e no seu alojamento local

Oferecer um passe diário aos seus hóspedes facilita a estadia na sua cidade e no seu alojamento local

Muitas vezes, atrações turísticas, cinemas, galerias de arte ou centros de massagem oferecem descontos se comprar bilhetes em quantidade. Vale a pena considerar fazer esse tipo de investimento como forma de incentivar os hóspedes a reservarem consigo. Oferecer passes diários gratuitos para uma ou outra atração local – ou vales de desconto para massagens é uma ótima maneira de mostrar aos hóspedes que está dedicado em garantir que os seus hóspedes aproveitem a sua estadia ao máximo e que sintam que estão a viver uma experiência de valor acrescentado consigo. Veja estes cartão com várias atrações de Lisboa, ou este cartão do Porto

 

Ofertas para toda a família
Ter uma caixa de brinquedos para as crianças vai ser muito apreciado pelos pais

Ter uma caixa de brinquedos para as crianças vai ser muito apreciado pelos pais

Se está a tentar atrair famílias para reservar o seu apartamento, uma boa maneira de fazer com que seu alojamento se destaque de outros AL’s na sua área é oferecer itens populares como cadeiras altas, berços, colchões adicionais, sabão em pó (bem como fácil acesso à máquina de lavar / secar roupa) e uma caixa de brinquedos. Todas essas coisas merecem ser mencionadas na descrição da sua propriedade, já que provavelmente vão ser muito apreciados pelos pais que não querem gastar dinheiro extra a pagar berços de viagem durante as suas férias.

 

Um guia local

Semelhante à recolha no aeroporto – esta opção só vale a pena se o anfitrião tiver uma quantidade considerável de tempo que é apaixonado pelo bairro e acharia divertido mostrar o bairro aos sues hóspedes. Muitos anfitriões do Airbnb informam aos visitantes no anúncio da sua propriedade se estão disponíveis para dar conselhos e dicas sobre restaurantes no bairro. Alguns anfitriões até se oferecem para ser o seu guia local por algumas horas para ajudar os recém-chegados a se instalarem. Recomendamos que considere seriamente se este tipo de serviço é compatível com a sua personalidade antes de o oferecer. Se perguntas intermináveis ​​dos hóspedes aborrecem-no, talvez seja melhor optar por não ofercer.

 

Taxas mais altas

Oferecer serviços especiais ou passes diários para os hóspedes é uma boa maneira de justificar taxas mais altas para compensar quaisquer custos. Considere sempre o preço dos ‘freebies’ no seu preço diário para que acabe por ser o anfritrião a pagar do seu bolso. No final do dia, os hóspedes não se importam de pagar um pequeno extra se sentirem que está a proporcionar-lhes uma experiência única que superior a de outros Airbnbs.

 

Descubra mais maneiras de ganhar uma vantagem competitiva no mercado do Alojamento Local e entre em contacto com um de nossos especialistas numa hospedagem GuestReady para uma consulta. Estamos disponíveis em Lisboa, Porto, Londres e Paris, para dizer algumas cidades.

Share this post: