Share this post:

Um estudo realizado pela EY sobre investir no Porto e no Norte de Portugal foi apresentado na Câmara Municipal do Porto no mês de Julho. O estudo foi apresentado por Florbela Lima Partner, e  Head of EY-Parthenon in Portugal, e Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto. Apontamos as principais conclusões dos resultados apresentados durante a sessão.

GuestReady Gestão de Alojamento Local

O estudo destaca a economia otimista do Porto e do Norte de Portugal, boa qualidade de vida com um custo acessível e infra-estruturas de baixo custo, como umas das razão pela qual a região está a atrair a atenção não apenas de talento de topo, como também de investidores de todo o mundo. O estudo destaca que o Porto beneficia de um ambiente cada vez mais competitivo e favorável aos negócios (comum a Portugal como um todo) devido a uma boa governação do município, com o objetivo de tornar o Porto uma cidade global. O Porto foi recentemente aclamado como o terceiro centro tecnológico europeu que mais cresce e a “melhor cidade amigável para startups da Europa

Factores de atratividade do porto

Fonte: Porto e Norte de Portugal: Um Iman de Investimento EY Attractiveness Survey 2019 Portugal Regional

No estudo, verificou-se que, apesar da baixa confiança no mercado imobiliário europeu entre investidores estrangeiros e locais, o mercado do Porto e o Norte de Portugal têm mostrado uma contínua resiliência. O Norte de Portugal registou uma taxa média de crescimento anual de 11,4% em IED (investimento estrangeiro direto) entre 2013-2018. Então, como é que o Porto e o Norte de Portugal mostram tanta resiliência no mercado e por que a cidade e a região estendida atraem investidores e empresários de todo o mundo?

1. Interconectividade dos transporte

O Porto, enquanto uma das mais antigas cidades europeias, está bem conectado. Com comboios de alta velocidade que ligam o Porto a Lisboa, a cidade possui uma rede de metro que se estende por 36 km e um aeroporto que serve voos continentais e intercontinentais

2. Boa qualidade de vida

O custo de vida, o clima social estável e o clima quente do Mediterrâneo no Porto e no norte de Portugal atraem empreendedores, nómadas digitais e investidores de todo o mundo. A região é considerada um destino seguro e acolhedor, com uma oferta cultural diversificada.

3. Turismo

O aumento do número de turistas internacionais nos últimos anos na baixa e alta temporada contribuiu para a economia em expansão do Porto. Os turistas internacionais se reúnem no Porto para conhecer o rico centro histórico da cidade, as ofertas culturais e a atmosfera vibrante. O Porto foi três vezes vencedor do European Best Destination Award (em 2012, 2014 e 2017).

4. Tecnologia em Hotelaria

O Porto e o norte de Portugal já têm posição consolidada como destino turístico smart, usando a tecnologia para comunicação e influência, e avaliar a oferta de serviços aos visitantes. No ano passado, o Porto registrou o maior crescimento da receita por quarto disponível (RevPar) na Europa, com 10,3%.

5. Imobiliário e reabilitação urbana

O Porto e o Norte de Portugal têm beneficiado de grandes projetos de desenvolvimento urbano e reabilitação nos últimos anos. Entre 2014 e 2018, um milhão de metros quadrados de empreendimentos imobiliários foram licenciados no Grande Porto. Além disso, no primeiro trimestre de 2018, outros 900.000 m² de projetos aguardavam aprovação. A Câmara Municipal do Porto também tem desempenhado um papel ativo na criação de novas iniciativas, por exemplo, a designação de novas áreas de reabilitação urbana (URA’s) que podem se beneficiar de incentivos fiscais. Embora sujeito a algumas flutuações, o IDE no norte de Portugal tem crescido constantemente nos últimos 10 anos a uma taxa média anual de 9,1% (11,4% nos últimos 5 anos). Esta taxa de crescimento é significativamente superior à observada em todo o país (6,6%), bem como nos 28 Estados-Membros da UE (5,3%).

“O turismo é um dos setores que os investidores continuam a identificar como tendo maior potencial e que contribuíram ativamente para a reabilitação urbana do Porto. O setor imobiliário é outro setor que ganha relevância no estudo ”- Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto”

fib_estudo_investimento_porto_EY_01

6. Investimento Imobiliário no Porto e Norte de Portugal

O Porto e o Norte de Portugal são, sem dúvida, um mercado atraente para

Investir no sector do turismo no porto

Fonte: Porto e Norte de Portugal: Um Íman de Investimento EY Attractiveness Survey 2019 Portugal Regional

investimentos imobiliários. A região desfruta de uma alta qualidade de vida, um clima social estável, mão-de-obra qualificada e acessível, talento, e boas ligações de comunicação e infraestrutura. A cidade reconhecida internacionalmente está a investir cada vez mais na renovação da cidade, e a atrair investidores de todos os cantos do mundo. Para aqueles que procuraram Lisboa para investir, o Porto pode ser comparado à capital de há 5 a 10 anos. No Porto, os investidores podem esperar obter a maior valorização do capital, uma vez que a cidade também ainda tem um preço baixo por metro quadrado. O mercado imobiliário no norte do Porto está a desfrutar de uma tendência positiva positiva.

7. Investimento imobiliário – curto ou longo prazo?

Alugar imóveis no mercado de aluguer de curto prazo tornou-se cada vez mais popular entre os investidores, à medida que o mercado do turismo aumenta nos últimos anos no norte de Portugal. Os benefícios de alugar sua propriedade em regime de Alojamento Local são prende-se com os rendimentos mais altos, aliados a uma maior flexibilidade. Aluguer de longo termo, por outro lado, são menos trabalhosos, mas mais difíceis de manter. É por isso que os investidores começaram a recorrer a empresas de gerenciamento do Airbnb como a GuestReady, para ajudá-los a obter o máximo de valor de seus investimentos.

Gerir propriedades em Alojamento Local

A GuestReady oferece serviços de gestão de alojamento local que transformam imóveis residenciais vazios em prósperos apartamentos para turistas. A empresa também presta aconselhamento aos proprietários sobre boas oportunidades de investimento imobiliário. O conjunto de serviços vai para além da limpeza e do check-in dos hóspedes, a GuestReady também ajuda os proprietários a garantir que as suas propriedades sejam bem mantidos e potencializando o máximo retorno do investimento.

Para mais informações ou para descobrir como a GuestReady pode ajudar a gerir a sua propriedade no mercado de aluguer de curta duração, agende uma reunião com nossos especialistas ou leia mais sobre nossos serviços aqui.

GuestReady Gestão de Alojamento Local

Share this post: