Agosto 2023

7 razões para investir no Porto e no Norte de Portugal

Investir no Porto: Qualidade de vida e infra-estruturas acessíveis são algumas das razões que atraem a atenção internacional e trazem investimento imobiliário para o Norte de Portugal.

A cidade do Porto beneficia de um ambiente cada vez mais competitivo e favorável aos negócios (comum a Portugal como um todo) devido a uma boa governação do município, com o objetivo de tornar o Porto uma cidade global.

O Porto foi recentemente aclamado como o terceiro centro tecnológico europeu que mais cresce e a cidade mais amigável para startups da Europa.

 

Vista do Rio Douro e Ribeira do Porto
A cidade do Porto foi já eleita por várias vezes como melhor destino europeu | Imagem por Caio Soares

Apesar da incerteza do mercado imobiliário europeu, o mercado do Porto e o Norte de Portugal têm mostrado uma contínua resiliência. O Norte de Portugal registou uma taxa média de crescimento anual de 11,4% em IED (investimento estrangeiro direto) entre 2013-2018.

Por que é que Porto e o Norte de Portugal mostram aumento do investimento imobiliário e atraem investidores e empresários de todo o mundo?

 

1. Rede de transportes

O Porto e a região Norte possuem uma boa rede de transportes e auto-estradas. Com comboios de alta velocidade que ligam o Porto a Lisboa, a cidade possui uma rede de metro que se estende por 36 km e um aeroporto que serve voos continentais e intercontinentais. Para além da moderna rede de metro e das ligações ferroviárias de alta velocidade, o Porto beneficia da sua localização estratégica junto ao Oceano Atlântico. O Porto de Leixões, um dos mais importantes portos comerciais do país, desempenha um papel crucial no comércio internacional, facilitando ainda mais a atração de investimentos e negócios para a região.

 

2. Qualidade de vida

O custo de vida, a baixa taxa de criminalidade, e o clima atraem empreendedores, nómadas digitais e investidores de todo o mundo. A região é considerada um destino seguro e acolhedor, com uma oferta cultural diversificada. Além das vantagens já mencionadas, o Porto oferece uma panóplia cultural, desde teatros, museus a festivais de música. A gastronomia local é outra grande qualidade da zona, com restaurantes tradicionais e contemporâneos que servem deliciosas iguarias, incluindo os mundialmente famosos vinhos do Porto.

 

3. Turismo

O aumento do número de turistas internacionais nos últimos anos, tanto na temporada alta como na baixa, contribuiu para a economia em expansão do Porto. A posição das linhas da cidade ao longo do Rio Douro também oferece oportunidades únicas para o turismo fluvial. As viagens pelo Douro, com paragens em quintas vinícolas e paisagens deslumbrantes, têm-se tornado cada vez mais populares entre os visitantes internacionais. Os turistas internacionais reúnem-se no Porto para conhecer o rico centro histórico da cidade, as ofertas culturais e a atmosfera vibrante. O Porto foi quatro vezes vencedor do European Best Destination Award (em 2012, 2014, 2017 e 2022).

 

4. Tecnologia em hotelaria

O Porto e o Norte de Portugal já têm posição consolidada como destino turístico smart, usando a tecnologia para comunicação e influência, e avaliar a oferta de serviços aos visitantes. Com a crescente digitalização, muitos estabelecimentos e casas no Porto estão a incorporar sistemas inteligentes de gestão de quartos, permitindo uma experiência personalizada para os hóspedes. Além disso, a utilização de aplicativos de realidade aumentada para tours pela cidade é um exemplo do compromisso da cidade com a inovação no turismo.

 

5. Imobiliário e reabilitação urbana

O Porto e o Norte de Portugal têm beneficiado de grandes projetos de desenvolvimento urbano e reabilitação nos últimos anos. A reabilitação não se limita apenas a edifícios residenciais. A cidade tem testemunhado a transformação de antigos armazéns e fábricas em espaços de coworking, galerias de arte e centros culturais, preservando a herança histórica enquanto infunde modernidade.

A Câmara Municipal do Porto também tem desempenhado um papel ativo na criação de novas iniciativas, por exemplo, a designação de novas áreas de reabilitação urbana (URAs) que podem se beneficiar de incentivos fiscais. 

 

 

6. Investimento imobiliário no Porto e no Norte de Portugal

O Porto e o Norte de Portugal são, sem dúvida, um mercado atraente para investimentos imobiliários. A região oferece um padrão de alta qualidade de vida, baixa taxa de criminalidade, mão-de-obra qualificada e acessível, talento, e boas ligações de comunicação e infraestrutura.

A cidade, reconhecida internacionalmente, está a investir cada vez mais em renovação, e a atrair investidores de todos os cantos do mundo. Para aqueles que procuraram Lisboa para investir, o Porto pode ser comparado à capital de há 5 ou 10 anos. No Porto, os investidores podem esperar obter a maior valorização do capital, uma vez que a cidade também ainda tem um preço baixo por metro quadrado, vendo-se esta tendência positiva a empurrar ainda todo o mercado imobiliário a Norte do Porto.

Os investidores também estão a reconhecer o potencial do Porto para o desenvolvimento de propriedades de uso misto, combinando residências, escritórios e espaços comerciais em um único complexo. Esta tendência está a ganhar tração, particularmente em bairros que estão a passar por revitalização.

 

7. Investimento imobiliário: curto ou longo prazo?

O Alojamento Local tornou-se popular entre investidores à medida que o mercado do turismo aumentou nos últimos anos no Norte de Portugal. Os benefícios de arrendar sua propriedade em regime de Alojamento Local ou em regime de médio prazo são rendimentos mais altos e maior flexibilidade.

O arrendamento tradicional é, por outro lado, menos trabalhoso, mas mais difícil de manter. É por isso que os investidores começaram a recorrer a empresas de gestão de Alojamento Local e de estadias a médio prazo como a GuestReady, para conseguirem obter o máximo retorno dos seus investimentos.

 

Gestão de alojamento Local no grande Porto

A GuestReady oferece serviços de gestão de alojamento local que transformam imóveis residenciais vazios em prósperos apartamentos para turistas. A empresa também presta aconselhamento a proprietários sobre boas oportunidades de investimento imobiliário. 

Para mais informações ou para descobrir como a GuestReady pode ajudar a gerir a sua propriedade em Alojamento Local, agende uma reunião com os nossos especialistas ou leia mais sobre os nossos serviços aqui.

Artigo anterior Artigo seguinte