Share this post:

A Câmara Municipal de Lisboa implementou – já em Novembro de 2018 – a primeira versão da área de contenção, impedindo novos registos de Alojamento Local (AL) nos bairros de Alfama, Mouraria, Castelo, Bairro Alto e Madragoa (apanhando também áreas da Bica, Príncipe Real, Santa Engrácia e parte da Graça)

 

O método utilizado para determinar quais as zonas que passariam a estar em contenção foi o rácio de Alojamento Local para a habitação disponível. Todas as zonas sujeitas a uma pressão acima de 20% seriam integradas na área de contenção, proibindo novos registos.

 

Em Abril de 2019 a Câmara adicionou as zonas da Graça e Bairro das Colónias (como zona de contenção relativa) e em Outubro de 2019 adicionou ainda a Baixa, Avenida da Liberdade, Avenida da República, Almirante Reis e Colina de Santana à área de contenção já em vigor.

 

A GuestReady como parceira dos proprietários, realizou um estudo para ajudar a prever quais seriam as próximas áreas de contenção talvez já em 2020, a partir do mesmo cálculo usado pela Câmara Municipal.

 

As zonas de Arroios, Estrela, Avenidas Novas, Alcântara, Campo de Ourique e Penha de França são os bairros mais prováveis de serem incluídos na área de contenção de Lisboa, proibindo a emissão de novas licenças. Click To Tweet

 

Arroios conta com um rácio de 15,32%, Estrela com 13,71%, Avenidas Novas com 6,33%, Alcântara com 4,70%, Campo de Ourique com 4,26% e Penha de França com 4,17%. Estas são as freguesias iminentes de serem incluídas na área de contenção atual.

 

Em Novembro de 2018 a Câmara Municipal foi alvo de críticas quando implementou a primeira área de contenção, devido ao boom de licenças emitidas desde que foi feito o comunicado até à implementação. Um ano depois, a câmara não cometeu o mesmo erro, ao integrarem as novas freguesias à área de contenção de forma imediata. A GuestReady prevê que o mais provável é que a próxima área de contenção também seja implementada imediatamente

 

Veja o mapa das prováveis áreas de contenção aqui:

 

Share this post: