Como gerir um alojamento local: Operações, logística e tempo

Esperar por hóspedes que estão atrasados para lhes entregar a chave. Responder às dezenas de e-mails todos os dias de possíveis clientes. Lavar a roupa. Aspirar os tapetes.

Ou, caso delegue algumas funções, será preciso organizar a logística de limpeza profissional para que tratem da sua propriedade no momento certo, ou coordenar com a equipa de manutenção as intervenções para a ausência dos hóspedes… A lista de deveres de um anfitrião de alojamento local é interminável e convém pensar duas vezes antes de decidir gerir um alojamento local sem apoio.

Antes de começar, vale a pena considerar o quanto da sua vida será consumida pelo seu Alojamento Local.

sinal neon aberto 24 horas
Não se torne escravo do seu Alojamento Local. A GuestReady ajuda-o a recuperar as suas horas de volta.

Dependendo do tipo de arrendamento que decide fazer, podemos estar a falar entre 2-3 horas por dia a gerir o anúncio e as reservas passadas e futuras, e entre 5-8 horas nos dias em que terá check-ins e check-outs.

Mas porque é que demora tanto tempo? Aqui estão algumas das coisas que provavelmente lhe vão consumir a maior parte do tempo:

Comunicação com os hóspedes

Anfitirão comunica frequentemente com hóspedes e fornecedores de serviços pode ser muito cansativo
A comunicação com os hóspedes pode ocupar uma boa parte do seu tempo e revelar-se uma experiência frustrante.

Para ser um bom anfitrião, o Airbnb, como qualquer outra plataforma, tem expectativas (e privilegia) que seja muito responsivo às mensagens enviadas pelos seus clientes, geralmente premiando aqueles que respondem em menos de uma hora, e penalizando quem responde mais tarde.

Dependendo das configurações do seu perfil, é provável que receba consultas de possíveis hóspedes com dúvidas sobre a sua casa ou pedidos de aprovação de reservas. Isto geralmente significa que tem de dedicar algum tempo a analisar os perfis e ler algumas reviews antes de poder aceitar, e ainda negociar ou esclarecer quaisquer dúvidas antes de os hóspedes se sentirem confiantes para de facto proporem uma reserva.

Depois das mensagens pré-reserva, se aceitar a reserva do hóspede, a comunicação não acaba aí. Muito provavelmente o hóspede terá outras dúvidas, como por exemplo sobre as regras da casa e horários de check-in, melhores formas de chegar, distância ao aeroporto, transportes públicos próximos ou até qual a bomba de gasolina mais barata nas redondezas.

Normalmente, reservas mais curtas costumam ser mais rentáveis, mas se está a planear receber vários hóspedes a cada semana, só a comunicação e planeamento de todas as chegadas poderá consumir-lhe uma grande parte do seu tempo.

Limpeza

Anfitrião de Alojamento Local Prepara Quarto para Hóspedes

Para bem-receber num Airbnb, é necessário que tudo esteja impecável.

Isto não significa trocar os lençóis e as toalhas e arejar os quartos. É necessário utilizar produtos legalmente permitidos para utilizar em espaços abertos ao público, desinfetar superfícies, especialmente nas zonas de comida e banho, esvaziar o frigorífico, garantir que o congelador não tem demasiado gelo, ver se objetos ficaram perdidos em todas as gavetas e armários, verificar as cápsulas usadas na máquina ou os salpicos dentro do microondas ou forno… Pense em todos os pormenores que o deixariam mal impressionado se ficasse hospedado na sua própria casa – a lista de detalhes é interminável.

Se decidir contratar profissionais de limpeza, terá de organizar os dias e horários para as intervenções, os pagamentos, dar-lhes instruções sobre todas as tarefas e tratar das faturas e pagamentos.

Check-ins e check-outs

Hóspede perde o avião o que resulta em mais horas de espera para o Anfitrião do Alojamento Local

Pode não parecer uma parte muito demorada em todo o processo de gestão de um alojamento local, mas é importante lembrar que nem todos os hóspedes chegam a horas. Alguns ligam algumas vezes a pedir instruções adicionais, outros ficam sem bateria e não sabem que estão perdidos até ser tarde demais, e ainda há os hóspedes que chegam demasiado cedo, vão ter à casa, e deparam-se com a sua equipa de limpeza a meio do serviço — ou, pior, com os hóspedes anteriores antes do seu check-out!

Esta gestão e coordenação implica proatividade na comunicação com os hóspedes, assertividade em relação a procedimentos e horários, e uma boa visão de longo prazo para coordenar todas as atividades de todos os intervenientes a tempo de precaver qualquer imprevisto de qualquer parte.

Apagar fogos (metafóricos e não só)

O trabalho de um anfitrião passa por não só a comunicação com o hóspede, limpezas como passar o tempo a apagar fogos

E além dos imprevistos nos dias de entrada e saída, até mesmo os anfitriões mais experientes serão chamados pelos hóspedes em relação a questões que surjam durante a sua estadia, desde esquentadores avariados, a chaves perdidas ou até vizinhos barulhentos ou comandos de televisão sem pilhas.

Sendo um problema que possa ou não possa resolver, a sua proatividade e tempo de resposta farão com que a reação do Airbnb seja mais ou menos favorável para si. Quando uma estadia é prejudicada por um imprevisto, o hóspede poderá ser sempre compensado financeiramente, o que significa que o trabalho investido antes da chegada poderá não chegar para compensar o tempo (e dinheiro) que terá de investir durante uma estadia para resolver imprevistos graves e urgentes.

Invariavelmente, precisa de estar preparado para colocar a sua vida em espera para o seu AL quando isto acontece. Isto significa sair a meio de uma festa ou perder o eventos familiares se o seu hóspede precisar de si no pior momento.

Existem maneiras de tornar sua vida mais fácil como anfitrião de um Airbnb, por exemplo, automatizando a comunicação online tanto quanto possível ou adicionar um co-anfitrião ao seu anúncio, com quem pode partilhar algumas das responsabilidades.

Outra opção é contratar uma empresa de gestão de alojamento local. A GuestReady é líder de mercado, oferecendo o pacote de serviços mais completo, desde a gestão completa de estadias, anúncios, hóspedes e propriedade, ao apoio com questões legais e financeiras, faturação e até manutenção. As melhores empresas de gestão de alojamento local podem ser a solução ideal para que recupere o seu tempo e ainda otimize a prestação dos seus anúncios, aumentando os seus ganhos como bónus.

Precisa de ajuda?

GuestReady Team Member Receives Apartment Key to Start Helping Host Manage His Property

Prestando serviços em todo o país, desde apoio às tarefas digitais dos anúncios e comunicação com os hóspedes, podemos coordenar a logística com os seus empregados preferidos ou empresas com quem já trabalha, ou podemos prestar os serviços na íntegra através das nossas equipas profissionais de apoio.

Entre em contacto connosco

Artigo anterior Artigo seguinte