Share this post:

Como anfitrião da Airbnb, se fizer bem o seu trabalho, não precisa de se preocupar em reembolsar os seus hóspedes – mas às vezes a vida não corre como esperamos e é-lhe pedido que devolva o dinheiro. Como fazer em relação aos reembolsos aos hóspedes da Airbnb? Aqui tem um guia com informações úteis para garantir os melhores resultados e reputação na Airbnb.

Atualização: devido à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), a Airbnb ajustou temporariamente a sua política de cancelamento para casos especiais. Consulte a documentação oficial para verificar se as suas reservas ou anúncio foi afetada.

Quando pode um hóspede pedir um reembolso?

Existem várias razões pelas quais um hóspede pode solicitar um reembolso. Podem ocorrer problemas familiares e de saúde que podem fazer com que um hóspede cancele a sua viagem. Eventos climáticos também podem afectar os planos de viagem. As viagens de trabalho podem ser canceladas no último minuto.

A Airbnb possui uma abrangente Política de Reembolso a Hóspedes onde descreve as suas obrigações como anfitrião em relação a reembolsos.

Pedidos aceites pelo Airbnb para receber um reembolso

O anfitrião não confirma ou não responde – Este problema surge quando o anfitrião cancela a reserva dentro de um período de 24 horas após o check-in ou altera a acomodação que oferece aos hóspedes. Também inclui casos em que os hóspedes recebem códigos de acesso incorretos, resultando na impossibilidade de entrar na propriedade dentro de um período razoável dentro do horário do check-in.

A propriedade do Airbnb não é segura ou não está limpa – A sua propriedade deve estar pronta para receber os hóspedes no horário combinado de check-in. Se um hóspede chegar e descobrir que a propriedade não foi limpa (ou seja, lençóis sujos, lixo entre outros), eles têm o direito de pedir um reembolso. Também se refere a questões de segurança, como infestações, fechaduras partidas ou uma infiltração grave.

Descrição incorrecta do anúncio – Se anunciar que a sua propriedade tem 4 quartos e os hóspedes quando chegam descobrem que um dos quarto está a ser usado como armazém, têm motivos para pedir um reembolso. Verifique que tudo o que coloca na sua descrição está correcto. Não diga que os hóspedes têm acesso a uma piscina privada se na realidade se tratar de uma piscina partilhada pelo seu condomínio. Não diga que está perto do centro histórico se estiver a uma hora de carro.

Principais problemas durante a estadia – Os hóspedes também podem pedir um reembolso se a estadia for afectada por problemas sérios, como a caldeira não estiver a funcionar durante o inverno, janelas que não abrem e assim impedindo uma adequada ventilação no verão ou o até o fogão que não está a funcionar. Como anfitrião, deve tentar resolver os problemas o mais rapidamente possível. A maioria dos hóspedes entende que, às vezes, os problemas acontecem e a maioria é compreensiva se conseguir arranjar solução dentro de 24 horas, mas não fique surpreendido se lhe pedirem um reembolso se um destes problemas surgir.

 

GuestReady Gestão de Alojamento Local

 

A política de reembolso de Airbnb: como funciona?

Se o seu hóspede entrar em contacto diretamente consigo antes da data de check-in, poderá emitir um reembolso. Basta aceder ao painel geral de reservas, selecionar a reserva e clicar em emitir reembolso.

Para reembolsos após a data de check-in, é um pouco mais complicado. Deve abordar o problema com o seu hóspede para descobrir o que causou o transtorno e que tipo de reembolso procuram. Depois deve:

  1. Ir ao Centro de Resoluções
  2. Escolher a reserva que deseja reembolsar
  3. Em Selecionar um motivo, escolha Oferecer reembolso parcial
  4. Insira o valor desejado, a moeda e uma mensagem para o seu hóspede

Se o hóspede aceitar sua oferta, a Airbnb vai processar a sua transação dentro de 48 horas. Os hóspedes também podem enviar uma solicitação directamente à Airbnb dentro de 24 horas após terem detectado o problema.

Configurar a sua política de cancelamento

A Airbnb tem uma estrutura abrangente de políticas de cancelamento que permite aos anfitriões escolherem entre uma variedade de opções de cancelamento – de Flexível a Super Rigorosa. Também permite aos hóspedes visualizarem as condições antes de reservar.

Flexível

  • Cancelamento gratuito até 14 dias antes do check-in.
  • Se a reserva for feita com menos de 14 dias antes do check-in, cancelamento gratuito por 48 horas após a reserva, até 24 horas antes do check-in.
  • Depois disso, os hóspedes podem cancelar até 24 horas antes do check-in e obter um reembolso da diária e da taxa de limpeza, mas não da taxa de serviço.

Moderado

  • Cancelamento gratuito até 14 dias antes do check-in.
  • Se a reserva for feita menos de 14 dias antes do check-in, cancelamento gratuito durante 48 horas após a reserva, até 5 dias antes do check-in.
  • Depois disso, os hóspedes podem cancelar até 5 dias antes do check-in e obter um reembolso da diária e da taxa de limpeza, mas não da taxa de serviço.

Rigoroso

  • Cancelamento gratuito por 48 horas, desde que o hóspede cancele pelo menos 14 dias antes do check-in.
  • Depois disso, os hóspedes podem cancelar até 7 dias antes do check-in e obter um reembolso de 50% da diária e da taxa de limpeza, mas não da taxa de serviço.

Longo Prazo (Para reservas de 28 noites ou mais)

  • Os hóspedes podem cancelar antes do check-in e obter um reembolso total, menos os primeiros 30 dias e a taxa de serviço.

Super Rigoroso de 30 Dias

Esta política está disponível apenas por convite para determinados anfitriões sob circunstâncias especiais permitindo aos hóspedes cancelarem pelo menos 30 dias antes do check-in e receberem um reembolso de 50% da diária e da taxa de limpeza, mas não da taxa de serviço.

Super Rigoroso de 60 Dias

Esta é outra política que está disponível apenas por convite para determinados anfitriões e permite aos hóspedes cancelarem pelo menos 60 dias antes do check-in e receberem um reembolso de 50% da diária e da taxa de limpeza, mas não da taxa de serviço.

Precisa de ajuda com os hóspedes?

Uma maneira de evitar uma situação em que um hóspede exige um reembolso é contratar uma empresa de gestão de Alojamento Local como a GuestReady para lidar com a comunicação com o hóspede. A nossa equipa assume toda a gestão e garante que o seu apartamento está limpo e a brilhar para novos hóspedes e resolver qualquer problema que possa surgir durante a estadia. Ligue-nos hoje para uma consulta gratuita.

Share this post: