Julho 2022

Vistos Gold Portugal – O que são as áreas de baixa-densidade?

O Programa de Autorização de Residência por investimento em Portugal – também conhecido como Visto Gold Portugal – é um dos mais procurados em todo o mundo e a sua opção de 280k é uma das mais acessíveis da Europa.

Criado com o objetivo de aumentar a densidade populacional e recuperar o património urbano nas zonas do país mais necessitadas, o programa é uma excelente oportunidade para quem pretende emigrar, reformar-se, ou investir no país e obter cidadania portuguesa.

Sumário

  1. O que é o programa de investimento 280k?
  2. O que são as áreas de baixa-densidade?
  3. Quais são as vantagens do programa de investimento Visto Gold Portugal de 280.000€?
  4. Existem zonas de baixa densidade no Algarve?
  5. Aljezur é área de baixa densidade?
  6. Setúbal é área de baixa densidade?
  7. Coimbra é área de baixa densidade?
  8. Quais são as melhores áreas de baixa densidade em Portugal?

O que é o programa de investimento 280k?

O programa Vistos Gold Portugal oferece várias rotas de investimento para a obtenção de cidadania portuguesa, e programa de 280k em particular, oferece um desconto de 20% no investimento imobiliário em zonas de baixa densidade.

O governo português criou um sistema de classificação investimento imobiliário para residência portuguesa, criando um sistema de classificação das áreas de Portugal elegíveis para investimento imobiliário. Estas áreas são designadas por “interior” e “baixa densidade”.

Isto significa que nestas zonas pode fazer qualquer tipo de investimento (comercial ou residencial) beneficiando de 20% de desconto.

  • 400.000 euros (500.000 euros / 20%) – imóveis já requalificados
  • 280.000 euros (350.000 euros / 20%) – imóveis para requalificar

Com este programa, o governo português pretende aumentar a qualificação urbana, prevenir a degradação do património cultural, e aumentar os serviços nestas zonas de baixa-densidade populacional.

Cada uma das áreas é, a cada seis meses, sujeita a uma revisão com base densidade populacional, ou seja, estas áreas podem ser alteradas durante o seu processo de investimento e é conveniente que aborde o SEF, a câmara e junta de freguesia locais antes de prosseguir com o investimento.

1. O que são as áreas de baixa-densidade?

As regiões de baixa densidade são definidas como unidades territoriais (NUTS III) e têm menos de 100 habitantes por km2 ou um PIB per capita inferior a 75% da média nacional.

2. Quais são as vantagens do programa de investimento Visto Gold Portugal de 280.000€?

  • Valor acessível com obra incluída
  • Investimento menor com maior retorno
  • Mercado turístico rico e em expansão

Menor capital necessário para investimento nestas áreas dá mais liberdade de investimento aos interessados. As pessoas que escolhem Portugal como residência poderão gostar mais destes lugares devido à sua calma e tranquilidade e custo de vida mais acessível.

Se o seu objectivo é um grande investimento a longo prazo, seja residencial ou comercial, o programa é altamente benéfico, uma vez que encontrará propriedades com boas áreas a baixo custo e a rede de auto-estradas é extremamente boa.

Embora a maioria das áreas de baixa densidade esteja concentrada na zona rural portuguesa, existem algumas áreas de baixa densidade mais próximas da costa e áreas metropolitanas maiores.

3. Existem zonas de baixa densidade no Algarve?

Sim. Existem zonas do Algarve com baixa densidade populacional e, por esse motivo, estão dentro do programa do Vistos Gold Portugal.

Essas localidades são:

Alcoutim
Aljezur
Castro Marim
Monchique
Vila do Bispo

Loulé, freguesias de:

Alte
Ameixial
Salir
União de freguesias de Querença, Tôr e Benafim

Silves, freguesia de:

São Marcos da Serra

Tavira, freguesias de:

Cachopo
Santa Catarina da Fonte do Bispo

4. Aljezur é área de baixa densidade?

Aljezur é um dos destinos de surf de topo em Portugal, com já muitos expatriados a viverem lá, especialmente da Alemanha.

5. Setúbal é uma área de baixa densidade?

Algumas áreas em Setúbal são consideradas de baixa densidade e são:

Álcacer do Sal
Grândola
Odemira e
Santiago do Cacém

Nestas áreas, poderá comprar um imóvel residencial ou investir num projecto de reabilitação residencial, beneficiando ao mesmo tempo de um desconto de 20% no seu investimento.

Considere estas áreas se planeia investir em zonas costeiras.

6. Coimbra é uma zona de baixa densidade?

A cidade de Coimbra em si não é de baixa densidade, mas no distrito de Coimbra encontra estas localizações de baixa densidade:

Arganil
Góis
Lousã
Miranda do Corvo
Mortágua
Oliveira do Hospital
Pampilhosa da Serra
Penacova Penela
Soure
Tábua
Vila Nova de Poiares

7. Quais são as melhores áreas de baixa densidade em Portugal?

As melhores áreas para o investimento 280k do visto gold em Portugal vai depender do vários fatores – se pensa em vender, viver, ou rentabilizar.

As zonas que apresentam maior flexibilidade de investimento são:

Minho, Douro, Coimbra, Setúbal and Algarve.

Pensa em comprar uma propriedade em Portugal? Como pode a GuestReady ajudar?

Nós na GuestReady, com a assistência dos nossos parceiros, já ajudámos dezenas de clientes Golden Visa com os seus investimentos imobiliários.

Vai investir em propriedades em Portugal?

Deixe uma mensagem e a nossa equipa liga-lhe de volta!

Artigo anterior Artigo seguinte