Share this post:

Agora, mais do que nunca, os turistas estão conscientes da importância de reduzir sua pegada de carbono e adotar práticas mais sustentáveis de viajar. Casas em cavernas, naves espaciais e mini-casas tornaram-se cada vez mais populares entre os viajantes com preocupações ambientais que optam por acomodações do Airbnb em vez dos hotéis tradicionais. O objectivo é gastar menos recursos – menos água, menos desperdício e consumir menos energia enquanto estão fora de casa. Estes tipos de viajantes também preferem ficar em locais de férias onde são usados produtos de limpeza ecológica.

Sessenta e seis por cento dos hóspedes da Airbnb inquiridos em 2017 disseram que os benefícios ambientais de ficar numa casa partilhada integravam um parte importante na sua escolha de ficar num Airbnb.  Oitenta e oito por cento dos anfitriões da Airbnb em todo o mundo adotaram práticas sustentáveis, por exemplo usar produtos de limpeza ecológicos, fornecer alternativas ao lixo – reciclagem e compostagem, e encorajarem os hóspedes a visitarem a cidade através de transportes públicos. Iniciativas ecológicas têm o benefício de não só contribuir para combater as alterações climáticas, mas também criar um ambiente mais saudável para os seus hóspedes.

Top 5 dicas de limpeza ecológicas:

  1. Elimine produtos prejudiciais à saúde

Muitos produtos de limpeza contém químicos que podem ser prejudiciais à saúde humana e ao ambiente, como cloro (encontrado em produtos de limpeza de casa de banho), hidróxido de sódio (produtos de limpeza de esgotos), microplásticos (géis de banho) e triclosan (detergente para louça). Evite usar produtos com estes químicos na sua casa se deseja criar um espaço ecológico.

Produtos L’Arbre Vert

  1. Escolha embalagens ecológicas

A maioria dos produtos de supermercados – de rolos de papel higiénicos ao açúcar – são embalados em plástico. Quando se trata de comprar estes produtos para o Airbnb, tente comprar produtos com embalagem ecológica ou que possam ser facilmente reciclados.

Melhor ainda, aposte em produtos marcas conscientes como a portuguesa Renova que fabrica papel higiénico a partir de papel reciclado. Evite artigos que são embalados em plástico não reciclável. Considere ainda deixar sacos de pano reutilizáveis para os seus hóspedes, para que não precisem de recorrer a sacos de plásticos para as suas compras.

 

 

  1. Opte por produtos naturais, sem componentes tóxicos.

Verifique as informações sobre os ingredientes no verso das embalagens antes de comprar produtos e evite as que contêm os ingredientes mencionados acima. Cada país tem diferentes maneiras de rotular produtos que são amigos do planeta, incluindo palavras e símbolos como natural, orgânico, ecológico e vegano. Informe-se sobre a rotulagem no seu país para poder tomar decisões informadas sobre marcas ecológicas.

  1. Faça os seus próprios produtos de limpeza

Na despensa, normalmente temos itens baratos do dia-a-dia, como bicarbonato de sódio e vinagre, que são muito eficazes como produtos de limpeza. Se pesquisar no Google, vai encontrar todo tipo de dicas sobre a criação de produtos de limpeza seguros para o Airbnb – desde purificadores de ar com óleos essenciais até sprays de limpeza de janelas à base de álcool.

  1. Contrate serviços de limpeza

Em cidades como Lisboa e Porto já existem empresas de limpeza especializadas em limpezas ecológicas, privilegiando o uso de produtos 100% ecológicos. Se está confuso sobre quais os melhores produtos e não tem tempo para fazer os seus próprios produtos de limpeza ecológicos, por que não contratar uma empresa de limpeza de confiança? Verifique as referências e peça uma lista dos produtos de limpeza que a equipa de limpezas planeia usar na sua casa.

Dicas de limpeza para novos anfitriões

Se decidir trocar os seus produtos de supermercado habituais por alternativas ecológicas, lembre-se de que os hóspedes continuam com as mesmas expectativas em relação ao nível de limpeza. Pode levar algum tempo até se habituar aos os novos produtos e a melhor forma de limpar as superfícies. Portanto, teste-as primeiro na sua casa. Para obter mais informações sobre como deixar o seu alojamento local impecável, confira as nossas dicas de limpeza. Além disso, certifique-se de que cria uma check-list de tudo o que precisa de ser limpas e substituído antes da chegada do próximo hóspede.

O que cobrar: Taxa de limpeza da Airbnb

Se estiver a fazer o esforço de usar produtos de limpeza sustentáveis ou a contratar um fornecedor de limpeza que use produtos ecológico, integre esses custos à sua taxa de limpeza. Em geral, os hóspedes que têm preocupações ambientais não se importam de pagar mais pela limpeza se tiverem um espaço livre de produtos químicos.

Não se esqueça de divulgar

Não se esqueça de mencionar as suas iniciativas ecológicas no anúncio da sua propriedades. Muitos anfitriões mudam o título do Airbnb para incluir palavras-chave como “livre de produtos químicos” ou “amigo do ambiente” para atrair turistas com consciência ambiental, mas tenha atenção de não divulgar informação falsa e de reivindicar um titulo ou certificação que não possui. 

Está pronto para abraçar a nova era ecológica?

Se tiver pouco tempo e quer fazer mais pelo planeta criando um Airbnb ecológico, por que não considerar contratar uma empresa de gestão do Airbnb para ajudar? A GuestReady tem funcionários que podem aconselhar, ajudar e promover a sua casa ecológica para chamar a atenção de turistas preocupados com o meio-ambiente.

Entre em contacto com a equipa hoje ou descubra mais sobre os nossos serviços de gestão hoje. 

Share this post: